Semana do Trabalho: Palestras e Rodas de Conversa sobre profissões
A escolha da profissão é um marco muito importante na vida das pessoas, por isso na semana do dia do trabalho o Cantinho trouxe luz à este tema.

Na semana do Dia do Trabalho o Cantinho Dona Zilda contou com uma programação diferenciada: Palestras e rodas de conversa diárias com pessoas de diversas áreas de atuação contando sua trajetória de vida desde a infância até a profissão, para inspirar nossas crianças e incentivá-las a encontrar sua vocação.
No primeiro dia de programação da Semana do Trabalho nós contamos com a presença do Pedro Barra, que nos mostrou um pouco de como é ser músico. Pedro contou para nossas crianças que ao contrário do que muitos pensam, trilhar os caminhos da música é completamente possível para todos que têm esse sonho. Apesar desta profissão ser muito desafiadora e demandar bastante disciplina, também é extremamente gratificante.
No segundo dia da programação da nossa Semana do Trabalho, recebemos o Rodrigo Santana, um dos nossos associados fundadores que participou ativamente na elaboração e criação do projeto do Cantinho com todo carinho. Entre outras atividades, é escritor e veio mostrar sua trajetória para nossas crianças. Em sua palestra, ele nos explicou sobre a importância da leitura, como ela pode impactar todo o desenvolvimento infantil e como a educação aliada à leitura tem o poder de gerar oportunidades de transformação social. Ele também falou sobre os caminhos que trilhou para conseguir escrever e publicar seus livros, e incentivou as crianças que tem esse desejo a não desistirem.
No terceiro dia da programação da Semana do Trabalho nós tivemos uma conversa com o Lucas Antunes (ou Tio Lucas, como é conhecido pelas nossas crianças), biólogo que ministra as oficinas de Educação Ambiental no Cantinho Dona Zilda, que trouxe a temática: Biologia, sua importância e vertentes de trabalho. Ele explicou para as crianças como a sustentabilidade engloba o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente, de uma forma que esses três pilares sejam beneficiados e como isso é cada vez mais implementado pelas entidades. Além disso, mostrou um pouco de sua trajetória profissional e as diversas possibilidades de atuação de um biólogo dentro do mercado de trabalho.
No quarto e último dia da programação da Semana do Trabalho nós contamos com a presença do Roberto Boczko (Tio Boczko, como as crianças o chamam), que ministra as oficinas de astronomia do Cantinho Dona Zilda. O Boczko mostrou para as crianças que os astrônomos tem inúmeras possibilidades de atuação, desde observatórios, universidades, planetários, centro de pesquisa e até mesmo em escolas. Além disso, contou toda sua trajetória de vida desde a infância até seu doutorado, e como a disciplina e comprometimento com os estudos foram primordiais para que conseguisse alcançar seus sonhos.